sexta-feira, 17 de agosto de 2007

1945-6

Por aqui a navegar na internet, deparei-me com este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=BSJcXPCxlzI&mode=related&search=

Trata-se, para quem vê, da etapa final dos Julgamentos de Nuremberga, ou seja, a execução dos "criminosos". Pergunto eu (que sei que a União Soviética andava por lá imiscuída...), onde ficou a tolerância democrática - e o perdão!? A aceitação da minoria vencida? A desnazificação foi a negação de um dos maiores princípios democráticos. E faz-me alguma confusão, como simples mortal.
Vejamos: eu sou um crítico da tese britânico-soviética-americana da demonização do genocídio. (Aliás, como eu digo sempre, são os vencedores que escrevem a História- e sempre à sua maneira). Havia, efectivamente, um plano de erradicação dos judeus na Europa, mas essa cantiga do Holocausto não a tomo eu como certa.
Há relativamente pouco tempo estive num Campo de Concentração, na Alemanha. Na câmara onde as SS e os kapos faziam o gaseamento das roupas dos prisioneiros para exterminar os parasitas que as infestavam, pude eu ver um tecto manchado de azul. Ora antes de viajar, ocupei-me a informar-me que o Zyklon B, o gás supostamente usado para matar judeus em massa, realmente acumulava-se no tecto, deixando--o azul. Até aqui tudo correcto com a teoria. Quando, porém, passo mais três salas e entro na dita "câmara de gás", vi um tecto mais branco do que o chão da minha casa-de-banho... E cogitei "o que se passa aqui"? (...)
Enfim, é apenas um pensar escrito... Mas temos de nos ocupar cada vez mais, desde pormenores.
(não se esqueçam de ver o filme, embora as músicas não combinem com nada...)
Menestrel

1 Comments:

At 23/8/07 20:23, Anonymous Anónimo said...

http://novasgeracoes.forumotion.com/
forum do PND

 

Enviar um comentário

<< Home